Empreendedor Consciente.

O empreendedor consciente é aquele que tem clareza sobre a melhor maneira de construir ou desenvolver um futuro negócio. Até porque hoje em dia a questão não é mais ‘como eu abro uma empresa’; a pergunta é: ‘como eu ganho dinheiro com essa empresa?’ E esse profissional sabe exatamente o que fazer para gerar lucro e prosperar. São pessoas que se diferenciam por dominar todas as sutilezas que envolvem o ramo de atividade no qual pretendem ingressar.
Cada vez mais os produtos tornam-se commodities; portanto, estar atento às sutilezas é cada vez mais importante em qualquer ramo de atuação. Cada ramo de atividade, segmento e região tem suas características distintas e específicas em relação ao público-alvo do produto ou serviço em questão. Mas, de modo geral, trata-se de trabalhar outros valores e serviços que o cliente valoriza, e não somente brigar pelo menor preço, o que requer uma certa dose de sensibilidade por parte do empreendedor.
Para quem está iniciando no mundo dos negócios, recomendo fazer uma imersão no segmento que se pretende atuar. Quando falo em imersão, não significa simplesmente fazer uma pesquisa, mas sim uma vivência cotidiana junto a fornecedores, clientes e pessoas que trabalham na área. É importante também observar atentamente a localidade e conversar com futuros clientes. Tudo isso ajuda a perceber as sutilezas do mercado. Vamos supor, no caso de uma mecânica de automóveis, a entrega do veículo no prazo correto, por exemplo: é uma sutileza que pode ser extremamente valorizada por determinado público. Isso também funciona para as empresas imobiliárias. São pequenas atitudes que fortalecem demais a marca e diferenciam a empresa no mercado.
Oportunidade e Viabilidade: São termos muito específicos, diferentes entre si e que se referem a etapas distintas da implementação de um projeto empreendedor. Uma oportunidade existe quando identificamos o desejo ou a necessidade de alguém pelo produto ou serviço que pretendemos oferecer. Até aí tudo se resume a uma ideia. É por isso que insisto para que as empresas sejam construídas de fora para dentro, procurando sempre entender o público. A oportunidade surge a partir do momento em que começamos a identificar as sutilezas do mercado e do público-alvo. Só que até então isso não quer dizer muita coisa, já que a ideia e a oportunidade podem ser inviáveis, invalidando o projeto. Por isso a análise de viabilidade é fundamental. Eu posso, por exemplo, não ter a tecnologia adequada na localidade, ou não dispor de recursos financeiros suficientes, ou não ter acesso às matérias-primas, etc.
Uma boa leitura por mim lida no site empreendedor que faço questão de compartilhar,
dicas dadas por:  Renato Fonseca Andrade/consultor empresarial.

Um comentário:

  1. Quero compartilhar um testemunho de como o serviço de financiamento da Le_Meridian me ajudou com um empréstimo de 2,000,000.00 USD para financiar meu projeto agrícola de maconha. Sou muito grato e prometi compartilhar esta empresa de financiamento legítima a qualquer pessoa que esteja procurando maneiras de expandir seus negócios project.the empresa está financiando empresa. Quem procura apoio financeiro deve entrar em contato com lfdsloans@outlook.com ou lfdsloans@lemeridianfds.com O Sr. Benjamin também está no whatsapp 1-989-394-3740 para facilitar as coisas para qualquer candidato.

    ResponderExcluir